O que oferecemos para você atingir as metas da sua empresa

Gestão de Pessoas e Cultura Organizacional

“Culture eats strategy for breakfast. So what’s for lunch?” Peter Drucker

 

“A cultura devora a estratégia no café da manhã. Então, o que temos para o almoço?Peter Drucker

 

Imagine a seguinte situação:

 

Você e sua diretoria estão viajando para aquele congresso de alinhamento e resultados anual.

 

Você está dentro do avião olhando aquele céu azul pela janela e imaginando se esse ano será diferente dos outros. Quando surpreendentemente um disco voador emparelha ao lado do avião que você está. Da janelinha escura do disco voador, você vê surgindo um ET, que olha dentro dos seus olhos e diz:

 

– Tenho o poder de tornar-te invisível por um ano, topas essa experiência para entender como a sua empresa irá comportar-se imaginando que você partiu para sempre? No entanto, você estará circulando pelos corredores do seu negócio e podendo acompanhar, escutar e olhar como todos estão tocando a rotina.

 

Logo você pensa que a comissária de bordo envenenou sua água mas ainda assim, topa a proposição.

 

Como você acha que a sua empresa iria seguir sem a sua presença em reuniões, deliberações estratégicas, priorização e ordens? Quem iria assumir a liderança?

 

Você, invisível e observando as reuniões, olhando o que cada um faz em suas salas individuais. Brotaria em vosso coração o sentimento de esperança ou ira?

 

Tudo começa com a cultura.

 

Cultura é aquilo que você faz quando não tem ninguém te olhando.

 

Numa situação destas, uma empresa com uma cultura forte e gente alinhada, iria rapidamente assumir a gestão com foco em metas. Todos entendiam e incorporaram os direcionamentos da empresa, sabiam como você pensava, agia e dava exemplo. Todos estavam alinhados em relação as metas e desdobramentos estratégicos, táticos e operacionais.

 

Todos os recrutados tiveram um processo de integração/onboarding claro e elucidativo.

 

Enfim, respeitando o valor da diversidade dos seres humanos, mas seria como “clones” seus, pessoas que reproduziriam o DNA criado por você para sua empresa.

 

Por outro lado, uma empresa com cultura fraca e gente desalinhada, você pode imaginar o que iria acontecer, não é? Gente batendo cabeça, lideranças disputando o poder e querendo impor sua própria cultura e vontades.

 

Guerra de foice no escuro.

 

O que nós da Miralta fazemos é implantar as melhores soluções de Gente e Gestão para garantir seu time alinhado com a cultura, focadas em metas e tendo as rotinas corretas para alcançar o nirvana da produtividade.

 

E claro, caso sua empresa não tiver uma cultura forte e estabelecida nós também temos métodos para te auxiliar a cria-la, bem forte e duradoura.

 

Caso você achar que sua empresa precisa disso, clique aqui e receba nossa ligação em até 24 horas.

Gestão e Governança – Impacto em resultados e maturidade de gestão

“Antes de começar a jornada de mudar o mundo, dê uma volta dentro de sua casa”. Provérbio Chinês.

 

Antes de grandes mudanças, implantações e choques de gestão é necessária uma verificação fundamental:

 

Qual é o grau de maturidade de gestão da sua empresa?

 

Para contextualizar, vou te contar uma rápida história:

 

Era uma vez um diretor de uma empresa que estava pressionando o gerente de marketing para contratar a melhor ferramenta de gestão de websites existente no exterior. Ele era enérgico e enfático em sua fala e não abria muito espaço para o gerente, que era um especialista, fazer sua defesa.

 

O diretor queria tudo para ontem.

 

O gerente não conhecia o mercado externo e sabia que websites eram/são commodities e que por isso poderia tranquilamente desenvolver um bom projeto usando recursos brasileiros com um custo e prazo muito mais acessíveis.

No entanto, o diretor queria algo gringo. Algo que trouxesse sofisticação, blá blá blá.

O gerente buscou algumas soluções, sem tempo para as avaliações necessárias e tomando pressão da diretoria.

 

Final da história?

 

Foi contratada a tal da plataforma gringa em dólares, num prazo de entrega muito demorado e o time do gerente não sabia inglês para poder operar a plataforma, que não tinha opção em português.

 

Seria cômico, se não fosse trágico!

 

Em nossas andanças por diversos negócios em diferentes graus de maturidade, conseguimos ter a real sensibilidade do seguinte:

 

– O método de gestão, ferramentas e metas precisam estar alinhados com o grau de maturidade da sua empresa. Não adianta descer goela abaixo.

 

Sabemos que excelência é uma maratona, não uma corrida de 100 metros.

 

Lembro-me que durante uma reunião, numa startup que faturava 100mm/mês, o CEO queria porque queria implantar a metodologia do BSC (balanced scorecard). Para quem conhece essa metodologia, sabe que ela impacta diferentes níveis hierárquicos dentro do negócio e para a sua correta execução, é necessário um alinhamento refinado.

 

Nós dissemos para esse CEO que antes de implantar o balanced scorecard seria necessário fazer um diagnóstico do grau de maturidade da empresa dele, criar um roadmap para nivelamento e então poderíamos fazer a implantação.

 

Ele só queria o balanced scorecard, e rápido!

 

Nós nos negamos a implantação, pois sabíamos que o método não estava alinhado com a maturidade da empresa.

 

Ele não tinha colaboradores capacitados, não tinha times estruturados, gestores experientes, de fato era necessário elevar a maturidade de sua gestão.

 

Depois, ficamos sabendo que uma outra empresa de consultoria realizou o trabalho.

 

 “Até hoje o Balanced Scorecard está arquivado em alguma pasta de trabalho esquecida no notebook de algum colaborador que provavelmente não trabalha mais em nossa startup”. Palavras do CEO da startup num café (amargo) póstumo.

 

O que nós sabemos fazer muito bem é ajudar você a avaliar o grau de maturidade da sua gestão, oferecendo os métodos corretos, ir elevando o nível dos métodos conforme o grau de maturidade aumenta, e por fim, alcançar impacto em resultados como você sempre desejou.

 

Tudo isso, sem desperdiçar recursos. Você contrata exatamente o serviço que tem aderência com o grau de maturidade da sua gestão, nem mais nem menos. Depois, juntos, estruturamos os próximos passos.

 

Se esse é o tipo de serviço que você deseja, clique aqui e retornaremos sua ligação em até 24 horas.

 

Mas antes, confira o portfolio das nossas soluções abaixo:
  1. Planejamento Estratégico
  2. Desdobramento das estratégias em projetos, metas e ações (OKR´s Objectives and Key Results)
  3. Estruturação e Reestruturação Organizacional e de Processos
  4. Estruturação e Reestruturação da Gestão Comercial
  5. Gerenciamento da Rotina do Trabalho do dia a dia
  6. Gestão de Projetos (PMO)
  7. Excelência em Serviços Compartilhados (Estruturação de CSC)
  8. Software Selection (software, módulos e implantadores)
  9. Orçamento Matricial (OBZ) Aumento de Receitas e Redução de Despesas
  10. Redução de Capital Investido
  11. Governança Corporativa
  12. Estruturação de conselho consultivo
  13. Definição de regras de governança corporativa (Família, Negócio e Propriedade)
  14. Estruturação e desenvolvimento de comitês de gestão de negócios e gestão de pessoas

Fusões e Aquisições (Merger and Acquisitions – M&A)

“Se eu soubesse que iria me dar tanto trabalho e os resultados fossem tão ruins, eu não teria comprado aquela empresa”. Presidente anônimo de uma empresa.

 

“Está um conflito danado entre as diretorias das empresas adquiridas com a empresa que fez a aquisição. São culturas muito diferentes e a finalização do processo de transferência de conhecimento está demorando mais que as obras da reforma da Igreja da Sagrada Família de Gaudi”. Presidente anônimo de outra empresa.

 

“De onde surgiu esse passivo trabalhista? Quem foi o incompetente que não avaliou os riscos de aquisição desse negócio?” Presidente anônimo de mais uma empresa.

 

“Nosso concorrente adquiriu uma operação estratégica e cresceu 55% em nosso mercado de atuação, me digam, diretores, para onde vocês estão olhando enquanto nossos concorrentes abocanham nossas oportunidades de negócios?” Presidente anônimo de mais outra empresa.

 

“Aqueles moleques da startup estão começando a me incomodar, já perdemos 5% do nosso faturamento para eles. Alguém vai lá agora e compra essa mer%$ de startup”. CEO anônimo.

 

A lista de testemunhos é vasta e estamos pensando inclusive em criar uma seção em nosso site apenas com frases parecidas com estas.

 

Nos dias de hoje, ter um olho no peixe, outro no gato já não é suficiente. É preciso ter um olho no peixe, outro no gato, outro no passarinho biônico com inteligência artificial que come o peixe antes do gato, se bobear come o gato também.

 

A sensação da necessidade da onipresença gera ansiedade e preocupação.

 

Hoje, modelos de negócios consolidados são dizimados de um ano por outro por startups recém-nascidas. A tecnologia apimentou a concorrência e também trouxe possibilidades para escalar resultados e criar novas associações estratégicas com baixo custo com alto potencial para gerar diferenciais competitivos.

 

Talvez você saiba disso melhor que nós, mas sabemos que a rotina traga o seu precioso tempo e que as vezes é necessário um suporte para mapear oportunidades de negócios. Oportunidades estas que podem virar o jogo ou destruir o jogo dependendo da forma como é feita a aquisição.

 

Nós temos vasta experiência prática (e não apenas teórica) em:

 

  1. Valuation
  2. Pré-Due Diligence de Gestão
  3. Due Diligence de Gestão
  4. Advisory no processo de compra ou venda de empresas (sell side / buy side)
  5. Planejamento de Estratégias de Negociação
  6. Análise e identificação de Sinergias entre as empresas
  7. Planejamento da integração na etapa pós-negociação
  8. Mapeamento de startups para Joint Venture e aproximação com incubadoras e aceleradoras

 

Se esse é o tipo de serviço que você deseja, clique aqui e retornaremos sua ligação em até 24 horas.